quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bikodisse Entrevista: Julio Cesar




Bikodisse: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória educacional antes do ingresso no pré-vestibular Steve Biko.

Julio Cesar: Quando tinha dois meses de idade fui com meus pais para o Rio, onde fui criado e educado. Fiz todo meu ensino fundamental no Instituto Irajá, e aos dezesseis anos de idade, retornei à Salvador e fiz o nível médio no colégio Nossa Senhora Aparecida, nos Barris, que por sinal ficava em frente a uma antiga sede do ICSB

Bikodisse: Antes de ingressar no Instituto Steve Biko você já havia participado de outro grupo ou ONG? Quais? De que forma?

Julio Cesar: Nunca tive a oportunidade de participar de uma ONG.

Bikodisse: Quando e como começou sua história na Biko? Enfrentou alguma dificuldade para cursar as aulas do pré-vestibular? Qual (is)?


Julio Cesar: Minha história começou após sete anos do término do meu nível médio. Ainda não tinha muita expectativa de qual rumo seguir na vida por não ter referências em casa de familiares que fizessem faculdade. Meu tio Juraci Tavares era sócio-colaborador do Instituto e perguntou se eu não queria estudar novamente, aceitei na hora, então ele e minha tia Elizabeth, sua esposa, custearam as mensalidades do curso. Gostaria de agradecê-los pela oportunidade de conhecer a Biko.

Bikodisse: Como foi seu relacionamento com a Biko durante esse tempo? O que faz atualmente no ICSB?

Julio Cesar: Estudei durante dois anos na Biko, tinha muita vontade de estar mais presente na vida do Instituto. Em 2009 Jucy me falou que tinha uma vaga de professor de inglês em aberto, fui conferir então me apaixonei pelo trabalho. Hoje continuo a dar aula, coisa que faço como muito amor.

Bikodisse: Em outras edições da Bikodisse, @s entrevistad@s relataram a importância da disciplina CCN (Cidadania e Consciência Negra) em suas vidas. Com eram as aulas de CCN na época que você estudou no Pré-vestibular Steve Biko? Que importância essas aulas tiveram na elevação de sua autoestima e formação política?

Julio Cesar: As aulas de CCN foram um divisor de águas na minha vida, porque até então minha
autoestima estava baixa. Fui diversas vezes discriminado por colegas e por uma professora quando ainda estudava no Rio de Janeiro. Essa professora um dia me disse uma frase terrivelmente preconceituosa, e eu na época não sabia reagir e não entendia o porquê do preconceito. As aulas de CCN da Biko eram muito bem conduzidas e sempre deixavam um gosto de quero mais.

Bikodisse: Quais os principais motivos para a escolha do seu curso de graduação? O que motivou o seu interesse em ingressar na Universidade?

Julio Cesar: Sempre admirei muito a profissão de professor e sempre tive paciência para ensinar, aliado a isso também sempre gostei da língua inglesa e dos ícones da cultura negra americana como Michael Jackson e Louis Armstrong. Então decidi que queria fazer língua inglesa na faculdade, pois teria nível superior, aliado ao aprendizado da língua.

Bikodisse: O Instituto Steve Biko tem a visão de constituir-se numa Instituição de Ensino Superior (IES) em 2012. Como você se vê nesse processo?

Julio Cesar: É uma expectativa muito grande, poder ajudar na concretização desse sonho tão almejado, que graças a Deus, vai acontecer. Quero ter participação ativa nesse processo.

Bikodisse: Como é para você ministrar aulas de Inglês no Pré-vestibular Steve Biko? De que forma as aulas de inglês podem contribuir para conscientização étnica e elevação da autoestima da juventude negra?

Julio Cesar: Pra mim é uma alegria muito grande saber que agente pode dividir nosso conhecimento com outras pessoas. Ao mesmo tempo em que auxilio os estudantes, também aprendo e pratico a língua, a qual infelizmente muitos não têm acesso. A língua inglesa é falada em muitos países do continente africano, a exemplo da Nigéria, além disso, é a língua falada por muitos ícones do movimento negro estadunidense como Martin Luther King ( meu ídolo) e Rosa Parks. Meu grande desejo é que nossa juventude possa estar qualificada para usufruir das benesses de se saber uma segunda língua.

Bikodisse: Você já fez algum tipo de intercâmbio com países de língua inglesa? O que fez ou pretende fazer?

Julio Cesar: Eu nunca tive a oportunidade de fazer intercâmbio em países de língua inglesa. Seria ótimo eu ter essa experiência um dia, pois poderia aperfeiçoar o inglês. Quero fazer sim, sem dúvida.

Bikodisse: Você pode deixar algumas dicas de livros, site e vídeos para as pessoas que querem iniciar um estudo na língua inglesa?

Julio Cesar: Vou deixar algumas dicas de livros que podem ajudar o estudante a aprender a língua: The good Grammar book da editora Oxford e o New interchange da Cambridge são dois bons materiais, além de sites como o: livemocha.com. Escutar músicas internacionais e assistir aos filmes na língua original também ajuda muito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário