sexta-feira, 1 de julho de 2011

Bikodisse Entrevista: #1 Dora







Bikodisse: Você estudou na primeira turma do pré-vestibular (1992), época em que se chamava Cooperativa 31 de Julho. Como você ficou sabendo das vagas no pré-vestibular? O que a atraiu para ingressar nesse curso preparatório para o vestibular?

Dora: Inicialmente a oportunidade de voltar aos estudos. Foram dezessete anos parada. E essa relação teve início por intermédio do senhor Gilberto Leal, que sabendo do meu interesse em voltar aos estudos e dos impedimentos financeiros em arcar com os custos de cursinho pré vestibular, me apresentou aos organizadores da seleção, passei por todas as fases de avaliação e fui aprovada.

Bikodisse: Enfrentou alguma (s)dificuldade (s) para cursar o pré-vestibular? Qual (is)?

Dora:Sim, no âmbito pessoal a deficiência de conhecimento, de metas e planejamento, e na questão financeira os recursos para manter o curso pago. Não se tratava de mensalidade, mas de uma taxa de contribuição para confecção de módulos e despesas diversas.

Bikodisse: Sabemos que a disciplina CCN só foi criada dois anos após à criação da Biko. Como eram trabalhadas as questões raciais durante as aulas? Essas aulas contribuíram para sua formação política e consciência negra?

Dora:Fiz parte da primeira turma, logo quando da implantação desse projeto eu já estava fazendo Faculdade, mas acompanhei algumas palestras.

Bikodisse: Como foi seu resultado nos vestibulares? O que lhe influenciou a escolher o curso de secretariado?

Dora:Bem, sempre quis fazer Direito, mas a minha insegurança, na época, não me deixou escolher esse curso. Por outro viés, optei por secretariado em razão de não haver na empresa uma profissional de nível superior exercendo a função de Secretária. Nesse momento falava-se muito em reengenharia, daí acreditei que seria absorvida pelos setores de Diretoria como Secretária. Porém isso não aconteceu.

Bikodisse: É verdade que você foi a primeira estudante da Biko a concluir a graduação? Enfrentou dificuldades para cursar Secretariado?

Dora:Sim, a primeira estudante formada por intermédio das ações afirmativas da Cooperativa Steve Biko. Muito Orgulho! Quanto às dificuldades, foram superadas, pois aprendi na Biko, a me defender, a planejar, a querer e perseverar. Depois ganhei uma Bolsa de 50%(cinqüenta por cento) do valor da mensalidade, através de um Convênio entre a Universidade Católica e a Bahiatursa, empresa em que trabalho. As dificuldades financeiras continuaram, e pagar a mensalidade foi mais uma luta a ser vencida. Mas já sabia que iria ser assim. A Biko me preparou para isso.

Bikodisse: Como foi seu relacionamento com a Biko durante esses dezoito anos?


Dora:Tivemos períodos mais próximos, participação mais ativa, inclusive apresentando palestras, contudo, o tempo foi nos separando, mas seu nome, sua marca, seu propósito as ações afirmativas por ela levantadas permanecem em mim e nos meus ideais e são divulgadas em todos os movimentos dos quais participo hoje, como Advogada.

Bikodisse: Você desenvolve ou já desenvolveu algum trabalho voluntário em sua comunidade?

Dora:Comunidade pra mim é todo o ambiente cultural, social, familiar, de trabalho, religioso, enfim, todos os locais em que estamos inseridos, e nesse sentido, desenvolvemos, sim,
voluntariamente o papel de facilitador, de conciliador, de instrutor.

Bikodisse: Após a conclusão do curso de secretariado na Ufba você deu continuidade aos estudos? De que forma? È verdade que você cursou direito?

Dora: Sim, mas faço uma correção, o curso foi realizado na Universidade Católica do Salvador -UCSal. Após a conclusão fui contemplada com um curso de Pós-Graduação em Gestão Organizacional Pública - UNEB, pela empresa em que trabalho. Sou especialista em Gestão Pública com didática em Nível Superior. Posteriormente prestei Vestibular na Faculdade 2 de Julho e conquistei meu sonho!. Um sonho que me fez chorar muitas vezes, pensar em desistir, vez que sua realização consubstanciou em levar minhas filhas pequenas a casa de mãe, pegar depois de
um ou dois dias; deitar e levantar sem saber como; ganhar um prato de sopa de uma vizinha que me esperava a porta quando chegava; E acreditar que conseguiria pagar, conseguiria o Financiamento Estudantil. Consegui no 5º semestre. Conclui Direito em 2007. Conquistei minha OAB. E estou iniciando minha caminhada jurídica, superando dificuldades, rompendo barreiras e preconceitos. Mulher, Negra, e Advogada. Discriminação de Gênero, raça e situação financeira, mas cidadã consciente da sua história, de sua origem, e do poder das ações afirmativas em nossas vidas.

Bikodisse: Em 2012 o Instituto Steve Biko pretende montar uma IES (Instituição de Ensino Superior). Como você se vê nesse processo? De que forma pode contribuir?

Dora:Parabéns Steve Biko! Estou à disposição, tenho um sonho, dar aulas, lecionar, conversar com meus estudantes da forma que aprendi a interagir. “isso Dora, erros por pura falta de atenção”, disse o Professor Jonatas Conceição quando escrevi minha primeira redação em mais ou menos quinze linhas. Após a conclusão do curso participei de um Concurso de artigos, fui consagrada, tenho artigo publicado cujo título é A Teoria do Risco Integral por danos ambientais a luz da Responsabilidade do Estado. Escrevo voluntariamente para Jornais, sempre que me sinto provocada e cujos temas são pertinentes à educação, ética, moral, religiosidade, cidadania, a africanidade, afrodescendência, legislações, direitos das crianças, dos idosos, da minoria, etc..

Bikodisse: Que conselhos você deixa para os jovens negr@s que almejam ingressar numa Universidade?
Dora: Se engajem numa instituição política de resgate da cidadania, nos núcleos de combate a todo tipo de discriminação e preconceito, procurem saber e definir seus ideais. Estabeleçam prazos para sua realização. Cultivem laços de amizades. Descubram suas origens, aceitem desafios, tenham consciência de que a luta não para. Vocês terão que se superar e superar as adversidades que certamente surgirão. Glorifiquem teus Deuses, atribuindo a eles o nome que lhes aprover, seja Jesus, Oxalá, Ala, Jeová, e no momento que chegar a cada pit stop receba homenagens e se glorifiquem por que vocês merecem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário