sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bikodisse Entrevista: Sueli Santana




Biko Disse: “Racismo e capitalismo são faces da mesma moeda”.


Para este Bikodisse, conversamos com Sueli Santana que conta-nos um pouco sobre sua trajetória. Em 2002 iniciou graduação em Letras, e desde os primeiros semestres do curso ministra aulas no nosso pré-vestibular. Também contribuiu com outros projetos da Biko: Oguntec, Consórcio Social da Juventude e Juventude Cidadã.
Ela foi uma das Jovens Lideranças que reinvindicou a isenção da taxa de inscrição na UFBA, em 2001. Batalha da qual saímos vitorios@s. Nestes dez anos, a falta de recurso para custear a inscrição no vestibular deixou de ser o principal motivo para que cerca de 71 mil candidatos pudessem concretizar o sonho de ingressar numa universidade pública




Bikodisse: Você participou da mobilização em prol da isenção da taxa de inscrição no vestibular da Ufba no mês de agosto de 2001. Como se deu essa mobilização?


Sueli Santana: Sim, participei. Formamos grupo de estudo com 12 componentes que se reuniam todas as tardes. A nossa estratégia era que cada membro ministrasse aulas de uma matéria a qual não tivesse muita afinidade, era uma forma de estudarmos o que não gostávamos, e isso deu certo.

Quando estava próximo das inscrições dos vestibulares, Eduardo conseguiu isenção na Universidade de Feira de Santana, e a UFBA (Universidade Federal da Bahia) havia aberto as inscrições para o vestibular, mas apenas eu e outras três pessoas possuíamos condições de pagar a quantia de R$ 75,00 reais pela inscrição. Debatemos o assunto e no final da aula à tarde perguntei: - Porque não entramos na justiça para obtermos a isenção?

Mobilizamo-nos, procuramos Silvio Humberto, que logo nos auxiliou em tudo o que precisávamos, e recorremos a outros Quilombos educacionais. Obtivemos pouca ajuda por parte das escolas públicas, pois essas estavam mais preocupadas com a festa do dia do estudante. Com o Colégio Central não foi diferente, o representante do Grêmio disse que era um momento inoportuno.

Com toda dificuldade fizemos a passeata e entramos com uma ação na justiça com a então representante do Ministério Público Federal, Dr.ª Geisa Rodrigues. No dia 15/08/2001, último dia de inscrição, a UFBA teve que prorrogar e abrir isenção para os estudantes.



Bikodisse: Como você conheceu o Instituto Steve Biko e como foi seu ingresso no Pré-vestibular do Instituto?


Sueli Santana: Eu conheci através de uma amiga. Não tinha muitas referências, mas fui até o Instituto em 2000 e as inscrições já haviam sido encerradas. Fiquei ligando o ano inteiro até quando abriram as inscrições e participei do processo seletivo. Na época em que estudei no pré-vestibular Steve Biko, as aulas ainda eram ministradas na Rua Chile, no EBEP.



Bikodisse: Quais estratégias utilizadas para a sua aprovação no vestibular? Enfrentou dificuldades?


Sueli Santana: Sim, muitas dificuldades. Sem o apoio da família, precisei trabalhar, ganhava pouco e, ainda assim contribuía com o sustento da casa.

A rotina da minha casa não foi modificada porque eu precisava estudar, o espaço era muito pequeno, a TV e o rádio estavam sempre ligados, ainda que eu estivesse estudando. Procurei alternativas para estudar, acordava mais cedo, lia até a hora de ir para o trabalho, eu dormia mais tarde, (quando dava) pois morava em Cajazeiras e as aulas no EBEP terminavam às 22:30 horas, chegava em casa quase sempre às 00:30 horas. Outras alternativas eram a Biblioteca Central e a casa de amigos; George, Marister e Eduardo, que tiveram papeis importantes naquele momento de minha vida. Aprendi muito com eles. Agradeço Também a Biko pelo espaço cedido para que nosso grupo (formado por estudantes do instituto) pudesse se reunir todos os dias à tarde.




Bikodisse: Quais fatores lhe influenciaram na escolha do curso de letras ? Após a graduação você fez curso de especialização. Conte-nos um pouco sobre sua linha de pesquisa.


Sueli Santana: O meu curso de ensino médio (antigo segundo grau) foi técnico em Magistério. Sempre gostei de sala de aula, e Literatura é minha grande paixão, fiz a escolha certa.

Sou especialista em História Social e Cultura Afro, e o meu trabalho de conclusão do curso fala sobre os textos canonizados que são escolhidos pela UFBA, para os vestibulares. O meu trabalho está centralizado em As vitimas Algozes, Lucinda a mucama, marginalização da imagem da mulher negra canonizada pelo vestibular. Como pode um texto como este, tão forte no sentido de diminuir a imagem da mulher negra, não ter outro que confronte a ideia do autor racista?




Bikodisse: Qual importância do CCN (Cidadania e Consciência Negra) na sua formação política e cidadã?


Sueli Santana: Muita. Acho que o CCN é a alma da Biko, como a maioria dos baianos eu cresci sendo discriminada e achando isso normal por conta da sutileza que o racismo traz. Após a Biko, isso para mim ficou muito evidente. Não permito que passe absolutamente nada.

Esses projetos foram importantes e a troca de experiência com os alunos contribuiu para o meu amadurecimento profissional. Sou fiel a Biko, e vou contribuir com a instituição sempre que for solicitada. O público da Biko é aquele que você vai dar aulas por prazer e não pela obrigação ou remuneração. Acredito que o projeto da faculdade precisa chegar aos professores da Biko, chegar no sentido de sermos parte desse processo, eu ainda vejo o pré-vestibular fragmentado e muito longe de nós (professores do pré-vestibular ou Oguntec). Para a faculdade acho que ainda está faltando alguma coisa.




Bikodisse: Além dessas aulas, sua atuação na Biko também se deu através das aulas de CCN que você ministrou nos projetos Oguntec e Juventude Cidadã. O que pode nos contar sobre a Sueli aluna em 2001 e sobre a Sueli militante do movimento negro e professora de CCN?


Sueli Santana: A aluna foi um despertar, a Biko precisava acontecer na minha vida. As minhas aulas são direcionadas às questões raciais, o CCN está presente em minhas aulas de Literatura, Gramática ou Redação e sei que isso é um diferencial por onde passo.




Bikodisse: Qual sua opinião sobre a aprovação do estatuto da igualdade racial?


Sueli Santana: Eu acho que a maior tragédia que poderia acontecer com o Movimento negro no Brasil foi à ascensão do partido de esquerda ao poder. Tenha certeza que se não fosse Lula o presidente do país, esse vergonhoso estatuto não teria uma aceitação tão grande. O Brasil vive um entusiasmo de esquerda que atinge também os intelectuais negros, muitos desses são aliados dos partidos de esquerda e às vezes colocam interesses individuais acima do coletivo. Acho que o estatuto passou barato.

O que realmente ganhamos? Eu acho que nada. Porque perdemos os 10% de negros nas programações, as cotas nas universidades também, apenas o reconhecimento terras quilombolas? Isso qualquer bom promotor público garantia. Não vi nada de bom, esse estatuto é vergonhoso. Observe a Bahia após a ascensão do PT, não se ouve mais falar em manifestações do movimento negro, como havia nos governos passados. Parece que estamos na mais perfeita paz, os cargos de confiança têm funcionado como um “cala boca” e não há mais enfrentamentos contra as desigualdades para com os negros dessa cidade.




Bikodisse: E sobre a implementação da lei Maria da Penha? Podemos considerar que essa lei traz avanços significativos na prevenção e punição de crimes contra as mulheres?


Sueli Santana: A lei, como todas no Brasil, é perfeita no papel, mas precisamos cobrar as ações desta, pois sabemos que o fato dela estar em vigor não diminuiu as agressões às mulheres, pelo contrário, houve um aumento de 25% de 2009 a maio de 2010, isso prova que é preciso não apenas punir, mas educar melhor os nossos homens, que ainda acham que mulher é posse e que na hora que quiserem podem bater, matar e ficar impunes.

Um comentário:

  1. "Porque e o negro tem que ir ao tribunal para ser livre se o branco é livre desde que nasce? Porque o negro precisa de lei para provar que é um ser humano? O branco não precisa provar que é um ser humano.
    Digo isso pelo seguinte: Nós nunca teremos liberdade real entre brancos e negros desse país, sem destruir esse país, sem destruir o atual sistema político,Sem destruir o atual sistema econômico, sem reescrever a constituição inteira(...) Até lá o branco não vai conhecer o negro como igual".

    Malcon x

    ResponderExcluir