segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bikodisse Entrevista: Jean Coutinho

BIKO DISSE: "A exceção não faz com que a regra seja mentirosa – apenas a confirma."


Bikodisse: Conte-nos um pouco de sua trajetória escolar até o ingresso no Curso de Matemática da UFBA (Universidade Federal da Bahia).


Jean Coutinho: Bem, eu sou oriundo de escola pública e cursei todo meu ensino fundamental II na Escola Parque, Caixa D’água. Sempre fui considerado um bom aluno, principalmente em Matemática, visto que minhas notas variavam num intervalo de 9,0 a 10,0. Durante a 8ª série, nasceu o desejo de ingressar no CEFET para cursar o ensino médio. O processo seletivo foi bastante simples, mas o pior estava por vir. No meu primeiro dia de aula de Matemática o professor resolveu marcar uma avaliação referente à revisão dos conteúdos vistos no ensino fundamental. A situação não me causou pavor, pois, até então eu era um excelente aluno em Matemática. No dia da avaliação foi que percebi o quanto vivi iludido todo aquele tempo. Eu não consegui resolver nenhuma questão da prova e tirei uma das piores notas da sala. Mas, graças a Deus e aos meus Orixás, o que deveria ter sido um trauma funcionou como uma força motriz. A partir daquele dia eu passei a ser um exímio estudante da Matemática que culminou no meu ingresso no curso de graduação em Matemática da Universidade Federal da Bahia.

Bikodisse: Qual a importância das aulas de CCN do pré-vestibular Steve Biko na elevação de sua autoestima e formação política?

Jean Coutinho: A importância inicial de CCN foi o meu despertar de um sonho chamado democracia racial brasileira. Anteriormente a este contato eu sofria determinadas ações que baixavam a minha estima, mas que eu hesitava em aliar ao racismo. Através do CCN pude conhecer os valores ancestrais do meu povo, descobrindo minha verdadeira história e resgatando a minha autoestima. Pude também me fortalecer politicamente para o embate e combate ao racismo.


Bikodisse: Quais fatores influenciaram na escolha pelo curso de matemática?

Jean Coutinho: Como citei anteriormente, o principal fator que me levou a escolher a graduação em Matemática foi o fato ocorrido no inicio da minha caminhada no CEFET.

Bikodisse: Como foi para você participar do Curso de Antirracismo e Direitos Humanos da Biko?

Jean Coutinho: Foi mais um momento de fortalecimento político racial. Além dos conhecimentos adquiridos, me transformei, de forma efetiva, num promotor de DHAR através de ações concretas. Neste curso, pude ter contato com diversos jovens de várias comunidades populares de Salvador que assim como eu, pensavam e primavam por melhorias de condições de vida para @s jovens negr@s desta cidade. Outro fato muito importante é que nos empoderamos de conhecimentos técnicos referentes à temática do curso e aprendemos linguagens que nos permitiam uma melhor aproximação com os jovens através da musica, do teatro e da poesia.

Bikodisse: Assim como Aline Nepomuceno (Bikodisse nº 03), você fez parte do projeto “Eu Negro” que foi idealizado e coordenado por jovens promotores em Antirracismo e Direitos Humanos da Biko. Qual sua opinião sobre esse projeto?

Jean Coutinho: Na verdade, o “Eu Negro” era um grupo promotor de DHAR que iniciou seus trabalhos com o desenvolvimento do projeto “A juventude e a cor da sua pele” aplicado na Escola Polivalente do Cabula. Este projeto levou para @s jovens desta escola os conhecimentos adquiridos durante o curso através de linguagens oral, escrita e artística. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios.

Bikodisse: O que te motivou para criar o GELMA?

Jean Coutinho: O GELMA, para quem não conhece, é o Grupo de Estudos em Lógica Matemática. O que motivou o seu inicio foi um desejo meu, compartilhado com os alunos do Oguntec: Alex Alberto, Tatiana Damasceno, Danilo de Oliveira, Rosineide Cerqueira e Erlecris Nascimento, em estudar de forma minuciosa os fundamentos da Lógica Matemática. Paralelo a esses estudos, buscamos ressignificar a matemática,desconstruindo e desmitificando os conceitos errôneos e equivocados sobre esta,enquanto ciência de difícil apropriação, principalmente pelos estudantes locados nas escolas públicas.


Bikodisse: Após um ano e meio ministrando aulas no Instituto de Matemática da UFBA, houve alguma mudança em sua forma de atuar em sala de aula?


Jean Coutinho:
Acredito que todas as experiências educacionais contribuem para nossas ações pedagógicas. No IM não foi diferente. Esse período tem contribuído para que eu renove o meu gostar por esta ciência.



Bikodisse: Você está prestes a concluir a pós-graduação em Educação Matemática na UCSAL (Universidade Católica do Salvador). Pretende prosseguir nessa área no Mestrado?


Jean Coutinho: Risos. A minha vida é marcada por mudanças. Não posso negar que tenho paixão pela Matemática Pura, mas sempre tive preocupação com o aprender de meus alunos e minhas alunas. Durante a especialização pude refletir sobre ensino-aprendizagem em Matemática. Para o mestrado, penso em aliar essas duas coisas seguindo uma tendência em Resoluções de Problemas.

Bikodisse: Você já ministrou aulas no Projeto Oguntec e atualmente é professor do Pré-vestibular Steve Biko e do Projeto Conexão Direta com o Futuro (parceria entre os Institutos Nextel e Steve Biko). De que forma sua experiência em sala de aula pode contribuir para Faculdade Steve Biko?

Jean Coutinho: A Faculdade Steve Biko é um sonho que está se tornando realidade. Acredito que toda essa bagagem acumulada será de suma importância para as minhas contribuições futuras. Na verdade, iremos apenas continuar algo que começamos. Podem ter certeza que vontade não vai faltar.

4 comentários:

  1. Hey professor Lazinho, muito boa entrevista.
    Admiro muito sua determinação e compromisso com as coisas que você assume e acredita.
    Pra mim...você é o melhor. rsrsrs.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Lio Nzumbi disse...

    Desse jeito professor Jean...a sua pegada sutil e determinada nos enche de orgulho e nos ensina a mirar cada vez mais longe... no meu caso o orgulho faz parte do que compartilhamos para arrombar as portas da UFBA... Aprendi muito mais do que matemática nas aulas ministradas por vc em nosso grupo de estudo em 2003. O modo como hoje marchamos e nos reencontramos só reafirma o nosso compromisso de compartilhar as nossas conquistas com aquel@s que somaram e ainda somam esforços para o nosso desenvolvimento e ascensão. Concordo com Michel... estilo "come quieto" é o melhor! RsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRsRs!

    Na fé e sempre em guarda,


    Nzumbi

    ResponderExcluir
  4. Companheiro, militante, poeta. Estas são algumas caracteristitas deste nobre sujeito que tanto luta para inverter a logica do racismo, nos ensina que somos sim portadores das ciencias e que o racismo não conseguiu atrofiar nossas mentes.
    Vida longa ao meu parceiro Jean

    Com certeza Orunmila tem testemunhado a sua tragetoria e ela há de se eternizar nos itan que serão professados por Ifá durante toda a eternidade.



    Àsé o


    Zezé Olukemi


    Zezé Olukemi

    ResponderExcluir