terça-feira, 8 de junho de 2010

Bikurtas: II Formação de Professores – FOQUIBA.



O Fórum de Quilombos Educacionais da Bahia - FOQUIBA realizou no dia 17 de abril deste ano, no Colégio Estadual Elysío Athaide – Cajazeiras V, a 2ª Formação de Professores com o tema: Cultura da Violência: Vivências Cotidianas, ministradas pelo mestre em Psicologia Valter da Mata e a Diretora Pedagógica do Steve Biko, Jucy Silva. Ambos abordaram sobre os diversos tipos de violência dentro do ambiente educacional ,com um recorte para o racismo, homofobia e gênero.
Eles não se limitaram apenas em explanar sobre o tema, os mesmos mostraram estratégias adquiridas ao longo de suas experiências para amenizar o problema.
Segundo uma das coordenadoras do FOQUIBA, Millena Nascimento, a atividade faz parte da PAE – Programa de Apoio Estratégico, que desde 2007 conta com o apoio da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços). O Programa tem como objetivo primordial agregar todos os quilombos educacionais integrantes do fórum, para
um aprimoramento relacionado às questões didáticas e pedagógicas frente às diversidades étnicas, culturais, sexuais e outras.
“O objetivo é formar os docentes e coordenadores para uma melhoria nas práxis pedagógicas no que tange as questões de raça, gênero e outros aspectos ligados à educação”, explica Jucy.
O FOQUIBA pretende dar continuidade com mais oito encontros de formação. Mais informações em www.foquiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário