quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Para garantir a continuidade das conquistas sociais e avançar no enfretamento ao racismo e na promoção da igualdade racial, o Movimento Biko apoia Dilma Rousseff Presidenta




O Movimento Biko, grupo que congrega professores, alunos, ex-alunos e colaboradores do Instituto Cultural Steve Biko vem por meio desse manifesto apoiar e recomendar o voto para a candidata Dilma Rousseff neste segundo turno. O apoio à candidata Dilma é coerente com o compromisso desse grupo na busca de consolidar e ampliar as conquistas em prol da equidade racial no Brasil.

O atual cenário político demonstra sinais de ameaças aos avanços da sociedade brasileira, principalmente para a comunidade negra. Disfarçados em slogans de mudança, a elite conservadora apresenta concepções e projetos danosos a nossa comunidade, a exemplo de: endurecimento do sistema penal e redução da maioridade penal; pena de morte, intolerância religiosa e de orientação sexual. Reafirmamos que a juventude não é problema e sim uma solução. A concepção de estado mínimo, reduzindo inclusive o número de ministérios da área social, não contribui com a nossa luta por afirmação de direitos.

Neste sentido, entre os dois projetos deste segundo turno, alinhamo-nos com o projeto liderado, agora, pela presidenta Dilma Rousseff que possibilitou junto com os movimentos sociais conquistas tais como: o estatuto da igualdade racial; as cotas no ensino superior, as cotas no serviço público, a ampliação das universidades públicas, o aumento dos cursos técnicos, avanço na política para as mulheres, redução da pobreza, distribuição de renda e políticas habitacionais. O governo Dilma tem criado e mantido espaços e canais de interlocução com os diversos movimentos sociais e estabelecido na prática governamental a cultura de participação por meio de conselhos e conferências.

As nossas conquistas são frutos de nossa luta e organização, não pertencem a nenhum partido político, mas foram o PSDB e o DEM que entraram no STF contra a constitucionalidade das cotas e as demarcações das terras quilombolas.

Temos a plena compreensão de que ainda há muitas demandas não atendidas pelo Estado brasileiro. Ensina-nos o grande líder Steve Biko “a revolução não é um evento e sim um processo”.

Assim, tornamos público o nosso apoio a Presidenta Dilma neste segundo turno para avançar no enfrentamento ao racismo e no campo da promoção da igualdade racial e de gênero.



MOVIMENTO BIKO!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Jovens do Instituto Steve Biko conhecem a Câmara




Projeto “Culturas Populares Digitais”, do Instituto Cultural Steve Biko


Na tarde de quinta-feira (9), um grupo de 15 estudantes com idades entre 13 e 17 anos, do projeto “Culturas Populares Digitais”, do Instituto Cultural Steve Biko, fizeram uma visita ao Plenário e Memorial da Câmara Municipal de Salvador. Durante o passeio, os estudantes puderam além de conhecer a estrutura física, conversar com o vereador Sílvio Humberto (PSB) – um dos fundadores da instituição - e fazer questionamentos sobre a Câmara e como funciona o relacionamento entre os vereadores e a prefeitura.
De acordo com o coordenador do projeto, Alex Alberto, o principal objetivo de conhecer o funcionamento da Câmara é que os alunos possam ser melhores porta-vozes de sua comunidade. “Eles irão desenvolver conteúdos nas redes sociais que cobrem dos responsáveis melhorias para o local onde moram”, declara.
Robson Gomes, de 13 anos, aluno do projeto, gostou de ver os quadros do Memorial, em especial o da Catharina Paraguaçu, e disse que durante a conversa com o vereador não queria fazer perguntas, mas sim “exigir mais merenda escolar, mais professores e profissionais de saúde”.





Fonte: Câmara Municipal de Salvador